Home / Tecnologia /

Como criar um blog e ganhar dinheiro com ele

Como criar um blog e ganhar dinheiro com ele

Existem pessoas que dizem não acreditar que o Google Adsense permite ganhar dinheiro, já que trabalham com ele há muito tempo e até agora não receberam nada.
O que podemos dizer é que elas estão fazendo algo de errado ou então estão esperando um milagre acontecer.
Ganhar dinheiro pela internet desenvolvendo um ou mais sites é possível, no entanto não é uma coisa que possa ser feita de uma hora para outra como se fosse uma máquina de fazer dinheiro, que basta apertar um botão para a mágica acontecer.
Não basta criar um site utilizando os serviços de uma empresa de hospedagem gratuita, publicar ou copiar qualquer conteúdo, inserir algumas propagandas e pronto, é preciso muito mais do que isso para se criar um site que realmente gere dinheiro.
Abaixo você pode conferir algumas dicas básicas que mostram o que é preciso para criar um site que gere dinheiro.
Escolha um nicho (tema) que você tenha interesse ou entenda sobre o assunto
A criação de um site que aborde um tema que você goste ou entenda bem, facilita e muito o trabalho de criação de conteúdo, que é o principal elemento que atrai os visitantes.
Isso pode estimular você a continuar gerando conteúdo com mais qualidade e capricho, além de manter a motivação por um período maior de tempo.
Crie um site estável e fácil de administrar
É claro que você pensa em ganhar dinheiro com seu site, então fuja das hospedagens e construtores gratuitos. Visto que na maioria das vezes eles podem apresentar problemas, além de impedir o crescimento do site devido as suas limitações.
A melhor opção seria a aquisição de uma hospedagem profissional que ofereça os recursos necessários para o seu crescimento, além de um domínio customizado (personalizado) que contenha palavras-chave importantes para o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
A escolha da plataforma de criação do site também é crucial. De preferência opte por um sistema que seja fácil de administrar como é o caso do WordPress e Joomla.
Crie conteúdo de qualidade
As pessoas navegam pelos sites a procura de conteúdo que satisfaçam seus interesses por informação, divertimento, curiosidade e etc.
Portanto é imprescindível que o conteúdo que você publica em seu site tenha a qualidade procurada por eles, caso contrário seu site jamais se destacará entre a multidão de sites que brigam entre si para conseguir visitantes.
Ao criar um conteúdo, procure adicionar o máximo de informação possível, e de preferência, dê exemplos, dicas e truques.
Para saber mais sobre conteúdo de qualidade, confira o artigo “O que é conteúdo de qualidade“.
Lembre-se também que os buscadores não gostam de conteúdo copiado de outros sites, portanto não espere conseguir boas posições nos resultados agindo desta forma. Procure ser original.
Aprenda SEO e Divulgação
Para a maioria dos websites, os buscadores representam a principal fonte de visitas, portanto se você pensa em ganhar dinheiro com seu website, é imprescindível que você aprenda a tornar seu site amigável para eles.
Isso inclui uma estrutura de links criada de forma correta, títulos contendo palavras otimizadas, descrição atrativa e etc.
Outro ponto importante é cuidar da divulgação em outros meios como as redes sociais, diretórios de links, comentando em outros blogs, troca de links e banners e etc.
Mas lembre-se de que o spam não é a saída ideal para a divulgação, já que isso pode queimar a imagem do seu site. Por isso evite enviar emails indesejados ou deixar comentários bobos como “Muito bom este post, visite meu blog”.
Monetize com inteligência
Ao adicionar publicidades em seu site, procure fazê-lo com inteligência, evitando o excesso e o uso de publicidades que atrapalhem a navegação (como as popups), já que isso poderia tornar a navegação difícil e incentivar o visitante a deixar o seu site na primeira visita, e na pior das hipóteses, fazer o site perder posicionamento nos resultados das buscas.
Procure adicionar propagandas que combinem com o site e que sejam relevantes ao conteúdo abordado e ao interesse do visitante que acessa a página em questão, já que isso pode aumentar a taxa de conversão de lucros, além de proporcionar uma experiência melhor para o visitante que acessa o site, que poderá voltar ao site ou recomendar para os amigos.
Lembre-se de que a monetização deve ser uma consequência do seu trabalho e não a sua meta principal. Se você pensar somente no dinheiro, as chances de você falhar são maiores.
Conclusões
Ganhar dinheiro com um site é possível, porém isso não é uma coisa que acontece de uma hora para outra, prepare-se para perder muitas horas lendo artigos, analisando estatísticas, customizando o site, aprendendo como monetizar, como divulgar, como otimizar e o principal. Criando conteúdo de qualidade.

Share this article