Dicas de Decoração para sua Casa

Sofás
Existem modelos de sofá com até 90 cm de profundidade, caso escolha esse modelo, tenha certeza de que o mesmo passará pela porta de entrada.
Estampa: os tecidos listrados, xadrezes e com desenhos geométricos devem ser evitados se o móvel tem linhas arredondadas.
Nos sofás com almofadas soltas, utilize tecidos firmes, que impeçam as beiradas de ficarem onduladas.
Não use estampas grandes em peças pequenas.
Visando permitir uma boa circulação, a distância mínima entre sofás, poltronas, mesa de centro e móvel de TV deve ser entre 50 e 60 cm.
Luzes
Uma luz direta vinda do centro do teto cria um espaço homogêneo, criando um local interessante para ocasiões de cerimônia. Já as lâmpadas embutidas em sancas, abajures e arandelas criam um jogo de luzes indiretas, propício a uma conversa entre amigos, ou um espaço para relaxamento. Spots e luminárias servem para dar destaque a certos objetos. Para o canto de leitura, utilize luminárias articuláveis com lâmpada potente a 50 cm do livro. Sobre a mesa de jantar, escolha uma luminária que fique a uma distância de 80 cm.
Mesas
O tamanho de uma mesa estipula quantas pessoas você pode reunir em torno dela. Cada pessoa precisa de um espaço de pelo menos 60 cm de largura para ficar confortável.
Cadeiras da sala de jantar
Posicione as cadeiras pelo menos 70 cm da parede ou de qualquer móvel que fique atrás delas.
Cores
Para aumentar a luminosidade do ambiente, utilize tons claros; os tons pastéis, principalmente o azul e o verde propiciam um maior relaxamento. Se você trabalha com comunicação, o amarelo é a melhor opção. O laranja favorece a concentração.
O branco reflete todos os raios luminosos que incidem sobre sua superfície. Deixa o ambiente claro e leve, só não exagere. Um ambiente totalmente branco torna-se monótono e hostil, podendo levá-lo à falta de concentração.
O preto é o que menos reflete luz. Utilize com muita cautela, apenas para realçar outras cores ou em alguns detalhes.