Todo mundo sempre me pergunta como fazer o desbloqueio do iPhone 3G, sempre digo que não acho uma boa idéia desbloquear o iPhone 3G, pois fragiliza a segurança do iPhone, eu uso meu iPhone 3G bloqueado e não tenho o que reclamar dele, muito pelo contrário, só tenho elogios a fazer.
Mas se você é daqueles que não suporta um iPhone bloqueado, vou te ensinar como fazer o desbloqueio, MAS ATENÇÃO, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.
O iPhone Dev Team criou um sistema que faz o desbloqueio do iPhone. Quer saber como fazer? Vou te guiar nesse processo para fazer o desbloqueio, que envolve o jailbreak (liberar o iPhone para a instalação de aplicativos de terceiros sem precisar passar pela App Store) e o desbloqueio do iPhone propriamente dito.
Eu poderei usar meu iPhone em qualquer operadora? Sim, você poderá usar seu iPhone em qualquer operadora.
Como diria Jack – O estripador: vamos por partes, primeiro vamos tirar algumas dúvidas de iniciantes:
O que mesmo o desbloqueio do iPhone?
Desbloquear seu telefone (iPhone) permitirá utilizá-lo em qualquer operadora, não apenas na Vivo, Claro ou TIM no Brasil. Você pode remover o SIM card (chip) da sua operadora e usar o de outra diferente. Normalmente, o iPhone não permite fazer isso, por isso é preciso usar o processo desenvolvido pelo iPhone Dev Team.
É seguro? Vai “quebrar” ou “estragar” meu iPhone?
Todo mundo tem a preocupação que o processo de desbloqueio irá estragar tudo no seu iPhone – já recomendei no início que você não o faça, pois o único meio de descobrir isso é ver o que outros usuários já fizeram. Mas se você seguir as instruções passo a passo, você reduz suas chances de travar o aparelho.
Depois que o seu iPhone 3G for desbloqueado, você precisa ficar atento a toda atualização de software da Apple – não clique em “update” (não atualize) no iTunes assim que sair um novo update. Você precisará aguardar pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta (e o teste) para refazer o procedimento em um novo sistema atualizado do iPhone.
Vou reforçar novamente que o desbloqueio é um processo que não é aprovado pela Apple e que você pode travar seu aparelho a ponto de precisar zerar suas configurações (voltar às configurações de fábrica).
É difícil desbloquear o iPhone 3G?
Já foi muito mais complicado, mas diversos programas surgiram diversos que simplificam o processo de desbloqueio. Não se preocupe, é um processo simples e fácil.
Como fazer para desbloquear meu iPhone 3G?
Se você quer instruções passo a passo, tudo bem detalhado, este link vai te guiar com mais informações (em inglês). Mas você nem precisa olhar, porque a maior parte do processo de desbloqueio é tão simples que você precisa seguir poucos passos para fazer:
- O seu iPhone precisa ter a versão 2.2 ou 2.2.1: Se o seu iPhone possui uma versão de firmware mais avançada, veja nossa dica “Firmware 3.1.3: Desbloqueio do iPhone 3G e 3GS”. Se o seu iPhone possui essa versão, siga para o próximo passo. Não se esqueça de sincronizar (fazer backup) seu telefone antes disso, para manter seus programas, músicas e informações atualizados.
- Faça o “pwn” no iPhone Baixe o Quickpwn. Esse é o aplicativo que irá fazer o “jailbreak” no seu iPhone antes do desbloqueio. Conecte seu iPhone ao PC e abra o Quickpwn. O programa é auto-explicativo: selecione seu telefone, o firmware, ou seja, a versão do seu software (que deve aparecer naturalmente, caso o update já tenha sido feito). Instale o Cydia ou o Installer (prefiro o Cydia). Siga as instruções e aguarde o programa terminar o processo.
Instale os repositórios do aplicativo
Se você instalou o Cydia, abra o aplicativo no seu iPhone e adicione o seguinte repositório de aplicativos: http://apt9.yellowsn0w.com/
Se você usou o Installer, use este repositório: http://i.yellowsn0w.com/
Você pode usar tanto o Cydia quanto o Installer para instalar o yellowsn0w (que é o programa de desbloqueio efetivo).
Rode o aplicativo e desligue o telefone, pegue a ferramenta do iPhone para remover o SIM card, ou seja, o chip (ou use um clipe de papel) e insira o novo “chip” da operadora que quer usar. Ligue o iPhone. Se a operadora não funcionar depois de alguma espera, repita o processo e tente de novo.
Resolva os problemas:
Antes de trocar de operadora, desative o 3G (em Ajustes|Rede) para trocar de SIM card (chip).
Desligue a proteção por senha no SIM card (chip) antes de realizar a mudança.
Certifique-se de usar a versão mais recente do yellowsn0w – verifique no blog do iPhone Dev Team qual é a versão atual.
Dê uma olhada no site de download do yellowsn0w, que traz uma lista com informações fornecidas pelos usuários que fizeram o desbloqueio. Por enquanto, no Brasil, o SIM card, ou seja o chip da Tim e da Claro funcionou com sucesso em iPhones desbloqueados. Vivo e Oi, até o momento, apresentaram problemas.